O que é uma identidade visual?
Logo vs. Identidade Visual: qual é a diferença?
O logo (ou a logo, tanto faz) é a cara principal da sua marca. Sabe quando você encontra alguém e lembra da cara, mas não do nome? É mais ou menos assim.
A identidade visual é a pessoa completa. É a paleta de cores, a tipografia, as imagens, os grafismos, produtos e tudo que faz seu projeto ter aquele “je ne sais quoi”. Pensa nisso como todos, sim, TODOS os elementos visuais da sua marca.
Benefícios de ter uma identidade visual bem feita
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As pessoas reconhecem: quando a marca tem uma identidade visual bacana, as pessoas sabem na hora que é você, tenho certeza que se eu te pedir para imaginar a Coca-Cola virão muuuitas coisas na sua mente: cor vermelha e branca, silhueta da garrafinha de vidro, propagandas do natal, o barulhinho da lata abrindo (tzzzz) e se a sua memória for boa até a musiquinha: tãn-tãn-tãn-tãntãn… sim, eu cantei pra você.
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A marca vira profissional: uma identidade visual legal passa a ideia de que você é profissional no que faz e isso é tão importante que você pode desistir de comprar algo só pela logo e o que ela passa para você. Já foi escolher um restaurante no ifood e a logo era tão medonha que você nem teve coragem de abrir ou desistiu da compra porque as fotos estavam ruins ou nem mesmo tinha foto? pois é.
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É diferente das outras: num mundo cheio de marcas, ter uma identidade visual boa faz você se destacar. É muito importante que antes de escolher um estúdio ou designer para construir a sua marca, você tenha certeza de que existe muuuita pesquisa envolvida. É fundamental saber como os seus concorrentes já se comunicam para conseguir destacar a sua marca e deixar as outras marcas no chinelo.
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Tudo combinadinho: quando todos os detalhes visuais são parecidos, a marca fica na mesma sintonia. Você nunca vai entrar no banco Itaú e ver um balcão com o roxo do Nubank!
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Sensações que ficam: a identidade visual deve ser pensada para criar sensações nos seus clientes que estejam de acordo com os seus atributos de marca. Se você vai assistir um filme de terror você espera atributos desconfortáveis, assustadores, grotescos e até feios, né? agora se você for na loja da Melissa, você espera o contrário.
Como Isso Funciona na Prática: Exemplos!
Vamos imaginar que você tem um escritório de arquitetura chamado Faísca. A marca é alegre, ousada e voltada para o público jovem adulto que gosta de projetos diferentes e fortes. O símbolo da marca é uma faísca. Mas calma, tem mais:
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Cores que comunicam: usa cores que dão a sensação de energia e que lembrem uma faísca como laranja, vermelho e preto.
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Letras fortes: escolhe uma letra com mais pesada e com personalidade, que mostre toda a força e firmeza que este projeto tem.
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Grafismos (desenhos) legais: que tal uns desenhos para complementar a comunicação?
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Redes sociais: no Instagram, por exemplo, usa as mesmas cores e desenhos. Todo mundo vai saber que é o Faísca.
- Ficou curioso sobre como este projeto seria na prática? sorte a sua que ele existe e fomos nós que fizemos, dá uma espiadinha clicando no botão abaixo.
Quer ver outros projetos lindos de morrer?
Se quiser ver como a gente faz as coisas, dá uma olhadinha no nosso portfólio. Lá tem muitos exemplos de coisas legais que a gente já fez
Conclusão: agora você já não é tão mais burrinho assim!
Bom, acho que deu pra entender que identidade visual é tipo um estilo completo, não só um logo bonito. E os benefícios são muitos: as pessoas reconhecem, a marca fica mais profissional, você se destaca e os elementoscertos deixam as coisas mais legais. Agora que você sabe, bora pôr em prática! E se quiser ver mais, passa no nosso portfólio. Até mais!